top of page

2.

Terapia de
Casais

A decisão de unir nossa vida a de outra pessoa é um grande e complexo passo. É um momento ambíguo em que sentimentos bons de amor, alegria e felicidade dividem espaço com incertezas quanto a esse novo ciclo de vida, às adaptações do dia-a-dia, o quê e quanto ceder, qual o espaço cada um ocupará na família do outro, entre tantas outras questões que aos poucos irão sendo solucionadas pelo casal que resolveu compartilhar uma vida amorosa. 

Passada a chamada “lua de mel” é comum que, ao longo da vida conjugal, o casal passe por altos e baixos, com alguns desentendimentos, crises financeiras e familiares, problemas com filhos, distanciamento emocional ou falta de tempo para o casal. Enfim, situações difíceis, mas que o casal tende a resolver em conjunto.   

É quando os desentendimentos e conflitos passam a ser constantes, quando parece haver uma incompreensão de um pelo outro, infidelidade, desconfiança, vida sexual ausente ou insuficiente, quando o estresse cotidiano e/ou longo tempo juntos deixam o relacionamento “adormecido” ou parece haver desequilíbrio nas relações de poder, que se faz necessária a ajuda de um profissional. 

Muitos casais deixam para procurar terapia quando já tentaram diferentes “soluções” e nada resolveu. O perigo de não identificar a necessidade é muito grande, pois pode haver falta de respeito a individualidade do outro e criar “machucados” difíceis de esquecer. 

A terapia de casal oferece a possibilidade de trabalhar essas questões com assertividade, mediando conflitos e conduzindo os cônjuges a avaliar sentimentos e atitudes, a ressignificar e construir novos caminhos para uma relação mais saudável e feliz. 

bottom of page